Vol. 33 (2019): Interculturalidad, comunidad y escuela
Experiencias Educativas

A importância da Arte no ambiente escolar para a construção do saber crítico e reflexivo: uma análise por meio de debate sobre a exposição Quermuseu

Paula Juca Sousa Santos
IFTO campus Paraíso do Tocantins/UNICARIOCA
Biografía
Leonardo Monteiro Trotta
Unicarioca
Biografía
Portada de Tendencias Pedagógicas, volumen 33
Publicado enero 2, 2019

Palabras clave:

arte, reflexão, ambiente escolar, aprendizagem
Cómo citar
Sousa Santos, P. J., & Trotta, L. M. (2019). A importância da Arte no ambiente escolar para a construção do saber crítico e reflexivo: uma análise por meio de debate sobre a exposição Quermuseu. Tendencias Pedagógicas, 33, 127–139. https://doi.org/10.15366/tp2019.33.010

Resumen

O objetivo do presente artigo é fornecer conclusões referentes às contribuições do debate em sala de aula em relação às manifestações de Arte contemporânea. Neste viés, utilizou-se o método qualitativo onde os dados  foram analisados por meio de aplicação de uma sequência didática acerca da exposição denominada Queermuseu, exposta pelo museu Santander Cultural, em Porto Alegre. Desta forma, se propôs a construção de textos colaborativos acerca do tema e um questionário aplicado aos discentes, tendo em vista as impressões e contribuições da atividade aplicada. Neste sentido, como público alvo, participaram alunos do 3º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Agroindústria do Campus Paraíso do Tocantins do IFTO. A base teórica sobre a qual se baseia este estudo orienta-se, na abordagem das Inteligências Múltiplas propostas por Gardner (1994), enfatizando principalmente as inteligências linguística, interpessoal e intrapessoal. Os resultados obtidos nesta pesquisa contribuem para a orientação do professor em proporcionar debates sobre a Arte no ambiente escolar, tendo a melhoria na resolução de conflitos culturais e sociais, garantindo assim a qualidade na educação em vista o desenvolvimento e transformação do educando.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Álvarez, P. (5 de octubre 2015). Platón, expulsado de clase. El País. Recuperado de http://politica.elpais.com/politica/2015/10/02/actualidad/1443800282_346551.html.

Asociación “Soy Pública” (2013). Anteproyecto de la LOMCE analizado. Recuperado de https://soypublica.wordpress.com/2012/10/08/lo-que-esconde-la-lomce-analisis-del-anteproyecto-de-ley-de-educacion/.

Aubert, D. (2004). Dialogar y transformar: pedagogía crítica del siglo XXI. Barcelona: Graó.

Bakunin, M. (1979). La instrucción integral. Mallorca: J. de Olañeta ed.

Cappelletti, A. (2010). La ideología anarquista. Barcelona: El grillo libertario.

Cappelletti, A. (1978). El pensamiento de Kropotkin: ciencia, ética y anarquía. Madrid: Zero.

Cuevas, F. (2003). Anarquismo y educación. Madrid: Fundación de Estudios Libertarios.

Deleuze, G. (2000). Nietzsche. Madrid. Arena.

Díaz, C. & García, F. (1980). Ensayos de pedagogía libertaria. Madrid: Zero.

Díez, E. (2013). La comercialización de la educación. Revista Tempora, 16, pp. 59-69.

Díez, E. (2014). Una amenaza para la escuela pública: Laicidad, privatización y segregación. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 28(3), pp. 105-117.

Fernández Sierra, J. (1996). ¿Evaluación? No, gracias, calificación. Cuadernos pedagógicos, 243, pp. 92-97.

Fernández, S & Lázaro, M. N. (1998). Los enfoques curriculares en la formación del profesorado. Perspectiva educacional, 31(2), pp. 77-84.

Ferrer i Guárdia, F. (2009). La Escuela Moderna. Barcelona: Tusquets.

Foucault, M. (1980). Microfísica del poder. Madrid: Ed. LP.

Foucault, M. (1988). Arqueología del saber. México D.F.: Siglo XXI.

Freire, P. & Illich, I. (1975). La desmitificación de la conciencia y otros escritos. Bogotá: Editorial América Latina.

Freire, P. (1974). Concientización. Buenos Aires: Búsqueda.

Freire, P. (1978). Pedagogía y acción liberadora. Madrid: Zero.

Freire, P. (1989). Cartas a los alfabetizadores. Quito: CEDECO.

Galeano, E. (2009). Las venas abiertas de América Latina. México: Siglo XXI.

Gallo, S. (1997). El paradigma anarquista de educación. Semillas de Libertad. Plataforma ácrata digital. Recuperado de http://www.f1yingmind.com/plataforma/doc7.

García Moriyón, F. (1982). Pensamiento anarquista español. Individuo y colectividad (Tesis Doctoral). Universidad Complutense, Madrid.

García, T. (2015). Paulo Freire. Pedagogía liberadora. Madrid: Catarata.

Gimeno, J. et al. (2013). Por otra política educativa. Sevilla: Ediciones Morata.

Gimeno, J. (2014). La LOMCE. ¿Una ley más de educación?. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, n.º 28(3), pp. 31-44.

Godwin, W. (2005). Justicia política [en línea]. Recuperado de http://www.antorcha.net /biblioteca_virtual/politica/godwin/caratula.html.

Gubern, R. (2014). Historia del cine. Madrid: Anagrama.

Kropotkin, P. (2009). La selección natural y el Apoyo Mutuo. Madrid: CSIC.

McKinnon, R. (Creador). (2013). Rectify [Serie TV]. USA: SundanceTV / Gran Via Productions / Zip Works.

Nietzsche, F. (2001). La Gaya ciencia. Madrid: Akal.

Paideia, Escuela libre. (2017). Paideia-Pedagogía. Recuperado de http://www. paideiaescuelalibre.org/somos/10-pedagogia.html.

Paniagua, J. (2008). La larga marcha hacia la anarquía. Madrid: Síntesis.

Pérez, A. (2014). Evaluación externa en la LOMCE. Reválidas, exclusión y competitividad. Revista interuniversitaria de formación del profesorado, 81, pp. 59-72.

Real Decreto 1105/2014, de 26 de diciembre, por el que se establece el currículo básico de la Educación Secundaria Obligatoria y del Bachillerato. Boletín Oficial del Estado. Madrid, 3 de enero de 2015, n.º 3, pp. 169 a 546.

Smith, A. (2007). La riqueza de las naciones. Madrid: Alianza.

Tomassi, T. (1978). Ideología libertaria y educación. Madrid: Campo abierto.