Vol. 11 N.º 1 (2022): Educación en Contexto Indígena para la Justicia Social
Sección Temática

Mapuche e a prática educativa escolar de crianças que iniciam a escolaridade

Yeny Carolina del Pilar Vargas Iturra
Universidad Católica de Temuco
Biografia
Publicado Junho 1, 2022

Palavras-chave:

interculturalidade- escolaridade- educação infantil-educação familiar mapuche
Como Citar
Vargas Iturra, Y. C. del P. (2022). Mapuche e a prática educativa escolar de crianças que iniciam a escolaridade. Revista Internacional De Educación Para La Justicia Social, 11(1). https://doi.org/10.15366/riejs2022.11.1.002

Resumo

  O artigo a seguir se estrutura com o objetivo de contribuir para a compreensão das relações que ocorrem entre as práticas educativas e os saberes da família Mapuche e dos escolares em início de escolaridade. Para tanto, são apresentados os resultados de um processo investigativo desenvolvido ao longo de um ano em escolas rurais da região de Araucanía, especificamente no nível da educação infantil, com crianças Mapuche, suas famílias e educadores. O desenho da pesquisa é construído sob a estrutura de um estudo de caso múltiplo de abrangência etnográfica, que considerou entrevistas e registros de prática. A análise dos resultados permite compreender que a interação entre as práticas e saberes familiares e escolares está condicionada pelo tipo de conhecimento pedagógico do agente educativo e pelo nível de congruência cultural da instituição escolar desenvolvendo processos de resistência, desencontro cultural e assimilação.

Downloads

Referências

Aguirre-Garcia, J. C. (2018). Boaventura De Sousa Santos y Paul Feyerabend sobre la proliferación de alternativas. Cinta de Moebio, 61, 1-11. https://doi.org/10.4067/S0717-554X2018000100001

Arias-Ortega, K., Quintriqueo, S. y Valdebenito, V. (2018). Monoculturalism in pedagogical practices along basic teacher education in La Araucanía, Chile. Educação e Pesquisa, 44, e164545. https://doi.org/10.1590/S1678-4634201711164545

Ayestarán, I. y Márquez, B. (2011). Pensamiento abismal y ecología de saberes ante la ecuación de la modernidad. En homenaje a la obra de Boaventura Sousa Santos. Utopía y Praxis Latinoamericana, 16(54), 7-15.

Aparicio, E. C., Ruiz, L. y Carrasco, C. L. (2015). Ecologías de saberes dentro de la universidad: Propuestas de intervención para liberar dispositivos docentes. Profesorado, Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 19(2), 25-40.

Bartholo, T. L., Koslinski, M. C., de Andrade, F. M. y de Castro, D. L. (2020). Segregação escolar e desigualdades educacionais no início da escolarização no Brasil. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 18(4), 57-76. https://doi.org/10.15366/reice2020.18.4.003

Bertely, M., Sartorello, S. C. y Arcos, F. (2015). Vigilancia, cuidado y control étnico-político: Red de educación inductiva intercultural. Desacatos, 48, 32-49.

Bravo, H., Ruvalcaba, N., Orozco, M., González, Y. y Hernández, M. (2018). Introducción al modelo ecológico del desarrollo humano. Salud Mental. Investigación y Reflexiones sobre el Ejercicio Profesional, 3, 91-106.

Castro, A., Argos, J. y Ezquerra, P. (2015). La mirada infantil sobre el proceso de transición escolar desde la etapa de educación infantil a la de educación primaria. Perfiles Educativos, 37(148), 34-49. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2015.148.49313

Denzin, N. y Lincoln, I. S. (2015). Métodos de recolección y análisis de datos: Manual de investigación cualitativa. Ediciones Gedisa.

Espinal, I., Gimeno, A. y González, F. (2006). El enfoque sistémico en los estudios sobre la familia. Revista Internacional de Sistemas, 14(4), 21-34.

Galtung, J. (2003). Violencia cultural. Gernika Gogoratuz.

García, M. y Betancourt, S.(2014). El pueblo mapuche y su sistema de comunicación intercultural. Alpha, 38, 101-116. https://doi.org/10.4067/S0718-22012014000100008

Giroux, H. y McLaren, P. (2011). Sociedad, cultura y educación. Ediciones Miño y Dávila.

Guber, R. (2001). La etnografía método, campo y flexibilidad. Editorial Norma.

Guitart, E., Oller, J. y Vila, I. (2012). Vinculando escuela, familia y comunidad a través de los fondos de conocimiento e identidad. Un estudio de caso con una familia de origen marroquí. Revista de Investigación en Educación, 10(2), 21-34.

Hecht, A. (2013). Niñez, escolarización y lengua indígena. Una mirada antropológica sobre la diversidad lingüística en la escuela. Revista de Educacao Publica, 22, 405-419. https://doi.org/10.29286/rep.v22i49/2.924

Huenchuleo, D. (2015). Concepciones de educadoras de párvulos sobre la implementación de la educación intercultural bilingüe en dos jardines infantiles emblemáticos con sello intercultural dependientes de la JUNJI. Universidad de Chile.

Lamas, M. y Thibaut, P. (2021). Continuidad educativa y fondos de conocimiento de familias venezolanas en Chile. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 10(1), 41-54. https://doi.org/10.15366/riejs2021.10.1.003

Lagos, C. (2015). El programa de educación intercultural bilingüe y sus resultados ¿perpetuando la discriminación? Pensamiento Educativo, 52(1), 84-94. https://doi.org/10.7764/PEL.52.1.2015.7

Mansilla, J., Llancavil, D., Mieres, M., Montanares, E. (2016). Instalación de la escuela monocultural en la Araucanía, 1883-1910: Dispositivos de poder y sociedad mapuche. Educación y Pesquisa, 42(1), 213-228. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201603140562

Martínez, M., Robles Haydar, C., Utria Utria, L. y Amar, J. (2014). Legitimación de la violencia en la infancia: Un abordaje desde el enfoque ecológico de Bronfenbrenner. Psicología desde el Caribe, 31(1), 133-160. https://doi.org/10.14482/psdc.31.1.4930

Merino, M. (2012). ¿Qué significa para ti ser un/a joven Mapuche hoy en Chile. Discurso & Sociedad, 11(1), 115-133.

Meneses, M. P. y Bidaseca, K. A. (2018). Epistemologías del Sur. CLACSO. https://doi.org/10.2307/j.ctvnp0k5d

Mejía, M. R. (2011). Educación (es) en la(s) globalización (es): Entre el pensamiento único y la nueva crítica. Fondo Editorial.

Milstein, D. (2015). Etnografía con niños y niñas: Oportunidades educativas para investigadores. Espacios en Blanco. Revista de Educación, 25(1), 193-212.

Murillo, F. J. (2016). Segregación escolar e inclusión. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 10(2), 11-13. https://doi.org/10.4067/S071873782016000200001

Muñoz, G. (2021). Educación familiar e intercultural en contexto mapuche. Hacia una articulación educativa en perspectiva decolonial. Estudios Pedagógicos, 47(1), 391-407. https://doi.org/10.4067/S071807052021000100391

Muñoz, C., Ajagan, L., Saéz, G., Cea, R. y Luengo, H. (2013). Relaciones dialécticas antagónicas entre la cultura escolar y la cultura familiar de niños y niñas de contextos vulnerables. Universum, 28(1), 129-148. https://doi.org/10.4067/S0718-23762013000100007

Muñoz, G. (2016). Participación familiar y comunitaria en el diseño y desarrollo del currículum escolar en contextos de diversidad sociocultural [Tesis doctoral, Universitat Autònoma de Barcelona]. Archivo de la Universitat Autònoma de Barcelona. https://www.tdx.cat/bitstream/handle/10803/400703/gomt1de1.pdf?sequence=5.xml

Olive, L., Santos, B., Salazar, C., Navia, W., Tapia, L., Valencia, G. y Puchet, M. (2009). Pluralismo Epistemológico. CLACSO.

Ogbu, J. U. (1982). Cultural discontinuities and schooling. Anthropology & Education Quarterly, 13(4), 290-307. https://doi.org/10.1525/aeq.1982.13.4.05x1505w

Poveda, D. (2001). La educación de las minorías étnicas desde el marco de las continuidades-discontinuidades familia-escuela. Gazeta de Antropologíca, 17(31), 45-68. https://doi.org/10.30827/Digibug.7491

Quidel, J. y Pichinao, J. (2012). Haciendo crecer personas pequeñas en el pueblo Mapuche. Seremi Educación Araucanía.

Quilaqueo, D., Quintriqueo, S. y Torres, H. (2016). Características epistémicas de los métodos educativos mapuches. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 18(1), 153-165.

Quilaqueo, R., Sartorello, S. y Torres, C. (2020). Diálogo de saberes en educación intercultural en educación intercultural: Conflicto epistémico en contextos indígenas de Chile y México. Centro de Investigación en Educación en Contexto Indígena e Intercultural

Quintriqueo, S. y Quilaqueo, D. (2019). Educación e interculturalidad: Aproximación crítica y decolonial. Universidad Católica de Temuco. https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945192645

Quintriqueo, S. y Torres, H. (2012). Distancia entre el conocimiento mapuche y el conocimiento escolar en contexto mapuche. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 14(1), 16-33. https://doi.org/10.5294/edu.2011.14.3.2

Rockwell, E. (2018). Vivir entre escuelas: Relatos y presencias. Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales.

Stake, R. E. (1995). The art of case study. Sage.

Szulc, A. (2015). Concepciones de niñez e identidad en las experiencias escolares de niños mapuche del Neuquén. Anthropologica, 33(35), 235-253.

Torres, H. y Friz, M. (2020). Elementos críticos de la escuela en territorio mapuche. Educar em revista, 36, e66108. https://doi.org/10.1590/0104-4060.66108

Treviño, E., Morawietz, L., Villalobos, C. y Villalobos, E. (2017). Educación intercultural en Chile, experiencias, pueblos y territorios. Ediciones Universidad Católica de Chile.

Valdez, Z. (2013). Etnografía crítica. Surgimiento y repercusiones. Revista Comunicación, 21(1), 16-24. https://doi.org/10.18845/rc.v21i1%20(2012).810

Vargas-Jiménez, I. (2016). ¿Cómo se concibe la etnografía crítica dentro de la investigación cualitativa? Revista electrónica EDUCARE, 20(2), 501-513. https://doi.org/10.15359/ree.20-2.25

Valtolina, G. G. (2019). Procesos de aculturación, identidad étnica y menores migrantes. REMHU: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, 27(55), 31-47. https://doi.org/10.1590/1980-85852503880005503