Vol. 21 N.º 2 (2023): Legado y Actualidad de la Renovación Pedagógica: Una Perspectiva Crítica
Artículos

Renovação Pedagógica hoje: transformação, e defesa do público e do bem comum

Enrique Javier Díez-Gutiérrez
Biografia
Vicent Horcas-López
Biografia
Xabier Arregui-Murguiondo
Biografia
Nuria Simó-Gil
Biografia
Publicado Março 23, 2023

Palavras-chave:

Renovación pedagógica, Transformación, Educación crítica , Sociedad, Bien común
Como Citar
Díez-Gutiérrez, E. J., Horcas-López, V. ., Arregui-Murguiondo, X. ., & Simó-Gil, N. (2023). Renovação Pedagógica hoje: transformação, e defesa do público e do bem comum. REICE. Revista Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia Y Cambio En Educación, 21(2), 31–49. https://doi.org/10.15366/reice2023.21.2.002

Resumo

O trabalho de pesquisa aqui apresentado é uma tentativa de caracterizar o complexo conceito de renovação pedagógica no período atual. Ao mesmo tempo, tenta delimitar alguns limites entre este conceito e o da inovação educacional. Para este fim, foram analisados os discursos de doze especialistas e praticantes, "referências" neste campo educacional. O método seguido é enquadrado dentro da abordagem dos Estudos do Discurso Crítico (CDS), especificamente usando a Análise do Discurso Crítico (CDA). As entrevistas semi-estruturadas foram utilizadas como instrumento para a coleta de informações. A partir da análise dos discursos dos especialistas participantes da pesquisa, foi inferido um sistema de categorias que permitiu delimitar as principais características da atual renovação pedagógica. Os resultados revelam o significado multifacetado do termo estudado, mostram as dimensões que permitem sua caracterização e as características que o diferenciam do conceito de inovação. A discussão considera a necessidade de incorporar novas vozes em seu discurso a partir das teorias descoloniais, do ecologismo, do feminismo autônomo e comunitário, do decrescimento... Em suma, a partir das teorias do comum, buscando assim um redimensionamento e uma reativação da renovação pedagógica hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alabao, N. (2022). Por una democracia feminista (siempre por hacer). Nueva Sociedad, 298, 109-120.

Apple, M. y Beane, J. A. (1999). Escuelas democráticas. Morata.

Calvo, D. y Candón-Mena, J. (2023). Cartografías tecnopolíticas: Propuesta para el mapeo colaborativo desde la investigación-acción participativa. Cuadernos.info, 54, 23-44. https://doi.org/10.7764/cdi.54.51847

Carbonell, J. (2022). La aventura de innovar. Morata.

Cortés, P., Rivas, J. I., Márquez, M. J. y Blas, A. (2020). Resistencia contrahegemónica para la transformación escolar en el contexto neoliberal. El caso del instituto de educación secundaria Esmeralda en Andalucía. Izquierdas, 49, 2351-2377.

De Castro, A. (2015). Vida cotidiana y renovación pedagógicas en el primer ciclo de educación infantil. Un estudio de caso [Tesis Doctoral]. Universitat de València.

Díez-Gutiérrez, E. J. (2018). Neoliberalismo educativo. Otra educación es posible. Octaedro

Díez-Gutiérrez, E. J., Dolz Romero, L. y Fernández Salas, A. F. (2018). Hacia un nuevo modelo de formación y acceso a la función docente: Propuestas a debate. Docencia e Investigación: Revista de la Escuela Universitaria de Magisterio de Toledo, 28, 94-116.

Díez-Gutiérrez, E. J. y Palomo-Cermeño, E. (2022). La formación universitaria del futuro profesorado: La necesidad de educar en el modelo del decrecimiento. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 98(2), 231-250. https://doi.org/10.47553/rifop.v98i36.2.91505

Escudero, J. M. (2019). Innovación y calidad en educación. En M. Martínez y A. Jolonch (Coord.), Las paradojas de la innovación educativa (pp. 124-156). Horsori. https://doi.org/10.12795/CP.2020.i29.12

Fairclough, N. (1995). Critical discourse analysis. Longman.

Fairclough, N. y Wodak, R. (1997). Critical discourse analysis. En T. Van Dijk (Ed.), Discourse studies: A multidisciplinary introduction (pp. 258-284). Sage.

Feu, J. y Torrent, A. (2020). Aproximació al tercer impuls de la renovació pedagógica, entre l’adaptació invitable i la resistencia transformadora. Temps d’Educació, 59, 237-254.

Feu, J. y Torrent, A. (2021). Renovación pedagógica, innovación y cambio en educación: ¿De qué estamos hablando? En J. Feu, X. Besalú y J. M. Palaudàrias (Coords.), La renovación pedagógica en España. Una mirada crítica y actual (pp. 19-54). Morata.

García Gómez, R. J. y Escudero, J. M. (2021). Presentación. Innovación educativa. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 19(4), 5-12.

Gómez, H. (2015). Análisis crítico del discurso al campo del currículum de la formación inicial docente en Chile. Estudios Pedagógicos, 41(1), 311-322. https://doi.org/10.4067/S0718-07052015000100018

Hernández, F. (2017). Afavorir innovacions que canviïn la gramàtica de l'escola i les relacions pedagògiques, i que qüestionin la creació d'un subjecte neoliberal. Revista Catalana de Pedagogia, 12,17-37.

Hernández Díaz, J. M. (2018). Los movimientos de renovación pedagógica (MRP) en la España de la transición educativa (1970-1985). Historia de la Educación, 37, 257-284. https://doi.org/10.14201/hedu201837257284

Laudo, X. (2021) Pedagogías del siglo XXI: Una cartografía. En J. Feu, X. Besalú y J. M. Palaudàrias (Coords.), La renovación pedagógica en España. Una mirada crítica y actual (pp. 139-160). Morata.

Laval, C. y Dardot, P. (2013). La nueva razón del mundo: Ensayo sobre la sociedad neoliberal. Gedisa.

Llorente, M. A. (2003). Los movimientos de renovación pedagógica y la lucha contra la mundialización neoliberal. Tabanque, 17, 71-86.

Martínez Bonafé, J. (2021). Los movimientos de renovación pedagógica en España. De la ley general de educación hasta nuestros días. En J. Feu, X. Besalú y J. M. Palaudàrias (Coords.), La renovación pedagógica en España. Una mirada crítica y actual (pp. 85-108). Morata.

Martínez Bonafé, J. M. y Rogero, J. (2021). El entorno y la innovación educativa. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 19(4), 71-81. https://doi.org/10.15366/reice2021.19.4.004

Martínez, M. y Flax, R. (2020). Desalienar el ACD: Una revisión de la noción de ideología para devolver la crítica marxista al análisis crítico del discurso. Pensamiento al Margen, 12, 54-66.

Molina Galván, D. (2011). Investigar la práctica viva de la renovación pedagógica. DUODA, 40, 111-126.

Moreno, E. (2016). El análisis crítico del discurso en el escenario educativo. Zona Próxima, 25, 129-148. https://doi.org/10.14482/zp.25.9799

Núñez, M. P. y Santamarina, M. (2020). Criterios para la elaboración y validación de instrumentos de investigación cualitativa: Un modelo de entrevista clínica semiestructurada. En E. López-Meneses (Coord.), Claves para la innovación pedagógica ante los nuevos retos: respuestas en la vanguardia de la práctica educativa (pp. 229-239). Octaedro.

Ortiz de Santos, R., Torrego, L. y Santamaría-Cárdaba, N. (2018). La democracia en educación y los movimientos de renovación pedagógica: Evaluación de prácticas educativas democráticas. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 7(1), 197-213. https://doi.org/10.15366/riejs2018.7.1.010

Pardo, N. G. (2012). Análisis crítico del discurso: Conceptualización y desarrollo. Cuadernos de Lingüística Hispánica, 19, 41-62.

Pericacho, F. J. (2014). Pasado y presente de la renovación pedagógica en España (de finales del Siglo XIX a nuestros días): Un recorrido a través de escuelas emblemáticas. Revista Complutense de Educación, 25(1), 47-67. https://doi.org/10.5209/rev_RCED.2014.v25.n1.43309

Pericacho, F. J. (2016). Actualidad de la renovación pedagógica. Popular.

Ramonet, I. (2020, 7 de mayo). La pandemia y el sistema-mundo. Le Monde Diplomatique. https://mondiplo.com/la-pandemia-y-el-sistema-mundo

Ramos, J., Martínez Martin, I. y Blanco Garcia, M. (2020). Sentido de la educación para la ciudadanía desde pedagogías feministas, críticas y decoloniales. Una propuesta para la formación del profesorado. Izquierdas, 49, 2103-2126. https://doi.org/10.4067/S0718-50492021000100204

Rogero Anaya, J. (2016). Innovación educativa y transformación social. Claves de una innovación educativa transformadora. Revista Convives, 15, 5-13.

Simó-Gil, N., Tort-Bardolet, A., Barniol, M. y Pietx, T. (2018). Learning democracy in a new secondary school. Power and Education, 10(2), 166-180. https://doi.org/10.1177/1757743818756912

Soler Mata J. (Ed.). (2015). Vint mestres i pedagogues catalanes del segle XX: Un segle de renovació pedagògica a Catalunya. Rosa Sensat.

Torrent, A. y Feu, J. (2020). Educational change in Spain: Between committed renewal and innocuous innovation. Journal for Critical Education Policy Studies, 18(1), art 5.

Tort, A. (2019). Escoles, territori, treball en xarxa i innovació en educación. En M. Martínez y A. Jolonch (Coords.), Les paradoxes de la innovació educativa (pp. 193-201). Horsori.

Villareal, J. y Cid, M. (2022). La aplicación de entrevistas semiestructuradas en distintas modalidades durante el contexto de la pandemia. Revista Científica Hallazgos, 21(1), 52-60.

Van Dijk, T. (1977). Texto y contexto. Cátedra.

Van Dijk, T. (2016). Discurso y conocimiento. Una aproximación sociocognitiva. Gedisa.

Walsh, C. (2013). Pedagogías decoloniales. Prácticas insurgentes de resistir, (re) existir y (re) vivir. Abya- Yala.