v. 9 n. 2 (2024): Saberes y educación indígenas: experiencias y perspectivas en las Américas
Monográfico

"tiempos muertos" e experiências significativas nas CPI em Bogotá

Carmen María Sánchez Caro
Université Sorbonne Paris Nord
Publicado julho 1, 2024

Palavras-chave:

Educación indígena, infancias indígenas, casas de pensamiento indígena, primera infancia
Como Citar
Sánchez Caro, C. M. (2024). "tiempos muertos" e experiências significativas nas CPI em Bogotá. Revista Educación, Política Y Sociedad, 9(2), 107–127. https://doi.org/10.15366/reps2024.9.2.004

Resumo

Utilizando uma abordagem multidisciplinar em ciências da educação, este artigo tem como objetivo explorar a noção de "tempo morto" em termos do que representa numa abordagem pedagógica específica para profissionais de comunidades indígenas em CPIs em Bogotá. Através de vídeo-observações, entrevistas e conversas, tentamos captar as experiências de 'tempo morto' de crianças em três Casas de Pensamento Indígena (CPI), através dos olhos dos pais, profissionais e líderes comunitários (Taitas). Nossas análises nos levam ao continuum do tempo de inatividade/atividade das crianças pequenas, através do acompanhamento pedagógico realizado pelos profissionais indígenas, em relação aos momentos passados na descontinuidade do tempo de inatividade ou "tempo morto".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bogotá. (2011). Lineamiento pedagógico y curricular para la educación Inicial. Alcaldía Mayor de Bogotá, Secretaría de Educación de Bogotá.

Bogotá (2017). Lineamientos y estándares técnicos de calidad para los servicios de educación inicial en Bogotá. Secretaría Distrital de Integración Social.

Fals Borda, O. y Moncayo, V. M. (2009). Una sociología sentipensante para América Latina. Siglo del hombre y Clacso.

Brougère, G. y Ulmann, A.-L. (Éds.) (2009). Apprendre de la vie quotidienne. Presses Universitaires de France.

Brougère, G. (2009). Vie quotidienne et apprentissages. En G. Brougère y A.-L. Ulmann (Eds.), Apprendre de la vie quotidienne (pp. 21-31). Presses Universitaires de France.

Brougère, G. (2011). Apprendre en participant. En É. Bourgeois y G. Chapelle (Éds.), Apprendre et faire apprendre (pp. 116-124). Presses Universitaires de France.

Brougère, G. (2016). De l’apprentissage diffus ou informel à l’éducation diffuse ou informelle. Le Télémaque, 49, 51-63.

Clark A. y Moss P. (2011) Listening to Young Children: the Mosaic Approach. JKP.

Collier J. y Collier M. 1986 Visual anthropology: Photography as a Research Method. UNM Press.

Harper D. (2012). Visual Sociology. Routledge.

Julien, F. (2009). Les transformations silencieuses. Grasset.

Lave, J. y Wenger, E. (1991). Situated Learning: Legitimate Peripheral Participation. Cambridge University Press.

Wenger, E. (1998). Communities of practice: Learning as a social system. Systems thinker, 9(5), 2-3.

Malaguzzi, L. (1993). For an education based on relationships. Young children, 49(1), 9-12.

Malaguzzi, L. (1994). Your image of the child: Where teaching begins. Child Care Information Exchange, 52-52.

Malaguzzi, L. (2021). La educación infantil en Reggio Emilia. Ediciones Octaedro.

Molina Murillo, F. y Díaz Baron M. (2010). Lineamiento Pedagógico para la Educación Inicial Indígena en Bogotá D.C. Alcaldía de Bogotá, IDIE, OEI, SDIS. Disponible en https://lc.cx/rKwfG9

Piette, A. (2008). L’anthropologie existentiale : présence, coprésence et leurs détails. Antrocom, 4(2), 131-138.

Piette, A. (2011). Fondements à une anthropologie des hommes. Hermann.

Piette, A. (2013). Au cœur de l'activité, au plus près de la présence. Réseaux, 6, 57-88.

Presidencia de la República. (2015). De cero a siempre. Estrategia de atención integral a la primera infancia. Bogotá: Comisión Intersectorial para la Atención Integral de la Primera Infancia.

Sanchez Caro, C. M. (2019). Niños/as indígenas en Bogotá, o de la dualidad vulnerable/agente. Sociedad e infancias, 3, 153-169.

Sanchez Caro, C. M. (2020a). «Éduquer c’est faire du politique et vice versa»: Les Casas de pensamiento indígena à Bogota, une question politique et poly-éthique (Doctoral dissertation, Paris 13).

Sanchez Caro, C. M. y Garnier, P. (2020b). Indigenous caregivers and indigeneity in Bogota: between two worlds. Early Years, 40(4-5), 499-513. DOI: 10.1080/09575146.2020.1818060

Smith, D. E. (2005). Institutional ethnography: A sociology for people. Rowman Altamira.

Smith, D. E., y Griffith, A. I. (2022). Simply institutional ethnography: Creating a sociology for people. University of Toronto Press.

Trilla, J. y Puig, J. M. (1996). La pedagogía del ocio. Laertes.