En prensa
Artículos

A experiência de produção acadêmica dos professores universitários peruanos em um contexto de capitalismo acadêmico

Ricardo Cuenca
Biografia
Publicado julho 12, 2024

Palavras-chave:

Universidade, capitalismo acadêmico, subjetividades, função docente, práticas de pesquisa.
Como Citar
Cuenca, R. (2024). A experiência de produção acadêmica dos professores universitários peruanos em um contexto de capitalismo acadêmico . REICE. Revista Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia Y Cambio En Educación, 73–90. https://doi.org/10.15366/reice2025.23.1.004

Resumo

Como resultado de uma série de mudanças regulatórias, o Peru experimentou um aumento notável na produção acadêmica de professores universitários. O objetivo deste estudo foi entender como os professores vivenciaram essa situação em um contexto de desenvolvimento do capitalismo acadêmico. Com base em entrevistas com os professores-pesquisadores mais produtivos academicamente, foram identificadas mudanças nas subjetividades sobre o trabalho docente. Os resultados mostram intensificação do trabalho, modos heterogêneos de produção acadêmica, vínculos estratégicos com a produtividade, ressignificação da função docente e preocupação com a qualidade da produção acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barboza, R. A. (2022). The production of neoliberal subjectivity in an Argentine public university. Latin American Perspectives, 49(3), 131-145. https://doi.org/10.1177/0094582X221074939

Benavides, M., Chávez, C. y Arellano, A. (2016). La construcción política e institucional de la reforma universitaria: Los casos del Perú y Ecuador. En S. Cueto (Ed.), Innovación y calidad en educación en América Latina (pp. 155-194). Grupo de Análisis para el Desarrollo e Iniciativa Latinoamericana para la Investigación en Políticas Públicas.

Bourdieu, P. (2008). Homo academicus. Siglo XXI.

Brunner, J. J. y del Canto, C. (2018). Gobernanza y control de calidad en una variedad de capitalismo académico de alto privatismo: El caso de Chile. En H. Monarca y M. Prieto (Coords.), Calidad de la educación superior en Iberoamérica (pp. 9-42). Dykinson.

Brunner, J. J., Labrana, J., Ganga, F. y Rodríguez-Ponce, E. (2019). Circulación y recepción de la teoría del “capitalismo académico” en América Latina. Education Policy Analysis Archives, 27, art 6. https://doi.org/10.14507/epaa.27.4368

Brunner, J. J., Labraña, J., Rodríguez-Ponce, E. y Ganga, F. (2021). Variedades de capitalismo académico: Un marco conceptual de análisis. Education Policy Analysis Archives, 29, art 3. https://doi.org/10.14507/epaa.29.6245

Brunner, J. J., Labraña, J., Rodríguez-Ponce, E. y Ganga, F. (2022). Circulación y recepción de la teoría del “academic capitalism” en América Latina. En J. J. Brunner, J. Salmi y J. Labrana (Eds.), Enfoques de sociología y economía política de la educación superior: Aproximaciones al capitalismo académico en América Latina (pp. 21-71). Ediciones Universidad Diego Portales.

Cuenca, R. (2015). Entre la democratización del acceso y la precarización del servicio. La masificación universitaria en el Perú. Una introducción. En R. Cuenca (Ed.), La educación universitaria en el Perú: Democracia, expansión y desigualdades (pp. 9-17). Instituto de Estudios Peruanos.

Denzin, N. K. y Lincoln, Y. S. (2018). The SAGE handbook of qualitative research. Sage Publications.

Fardella, C., Sisto, V. y Jiménez, F. (2016). Nosotros los académicos. Narrativas identitarias y autodefinición en la universidad actual. Universitas Psychologica, 14(5), 1625-1636. https://doi.org/10.11144/Javeriana.upsy14-5.nani

Fernández, E. (2009). El sistema-mundo del capitalismo académico: Procesos de consolidación de la universidad emprendedora. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, 17(21), 5-43.

Gibbs, G. (2012). El análisis de datos cualitativos en investigación cualitativa. Morata.

Kvale, S. (2011). Las entrevistas en investigación cualitativa. Morata.

Magalhães, A., Veiga, A. y Videira, P. (2018). Reconfiguring power in Portuguese higher education. Education Policy Analysis Archives, 26, 135. https://doi.org/10.14507/epaa.26.3600

Maldonado-Maldonado, A. (2014). Peripheral knowledge-driven economies. What does academic capitalism have to say? En B. Cantwell y I. Kauppinen (Eds.), Academic capitalism in the age of globalization (pp. 187-207). Johns Hopkins University Press.

Manky, O. y Dolores, J. (2021). Negotiated marketization: Public universities and higher education markets in Peru (1990-2014). Comparative Education Review, 65(2), 332-355. https://doi.org/10.1086/713371

Manky, O. y Dolores, J. (2022). Subversive entrepreneurs: Business agency and commodification of Peruvian higher education (1992-2012). Latin American Perspectives, 49(3), 162-180. https://doi.org/10.1177/0094582X221084662

Manky, O. y Saravia, S. (2022). From pure academics to transformative scholars? The crisis of the “ideal academic” in a Peruvian university. Gender, Work and Organization, 29(4), 971-987. https://doi.org/10.1111/gwao.12787

Montes, I. C. y Mendoza, P. (2018). Docencia e investigación en Colombia desde la perspectiva del capitalismo académico. Education Policy Analysis Archives, 26, 1-29. https://doi.org/10.14507/epaa.26.3220

Mora, D. (2015). Los desafíos de la universidad peruana. Fondo Editorial del Congreso del Perú.

Musselin, C. (2018). New forms of competition in higher education. Socio-Economic Review, 16(3), 657-683. https://doi.org/10.1093/ser/mwy033

Pineda, P. (2022). Capitalismo académico, oligarquía académica y los “profesores taxi” en Chile, Colombia, Alemania y Estados Unidos. En J. J. Brunner, J. Salmi y J. Labraña (Eds.), Enfoques de sociología y economía política de la educación superior: aproximaciones al capitalismo académico en América Latina (pp. 108-136). Ediciones Universidad Diego Portales.

Rhoades, G. y Slaughter, S. (2010). Capitalismo académico en la nueva economía: Retos y decisiones. Pasajes: Revista de Pensamiento Contemporáneo, 33, 42-59.

Saura, G. y Bolívar, A. (2019). Sujeto académico neoliberal: Cuantificado, digitalizado y bibliometrificado. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 17(9), 5-23. https://doi.org/10.15366/reice2019.17.4.001

Sigahi, T. A. C. F. y Saltorato, P. (2022). The rise of academic capitalism in Brazil’s higher education. Latin American Perspectives, 49(3), 66-83. https://doi.org/10.1177/0094582X211065483

Slaughter, S. y Leslie, L. (1997) Academic capitalism, politics, policies, and the entrepreneurial university. Johns Hopkins University Press.